topo
topo
topo
Sábado, 24 de Junho de 2017.
portaldigidesign
menu principal
No Site Na Web
slogan
 
:: Home
:: Fórum
:: Newsletter
:: Na Mídia
:: Recomende-nos
:: Nossos banners
:: Rss Feeds
:: Contato
 
menu design
:: Flash
:: Dreamweaver
:: Fireworks
:: Swishmax
:: Photoshop
:: Corel Draw
:: Ícones
:: Tabela de cores
:: Layouts prontos
 
menu programação
 
:: PHP
:: Asp/.Net
:: Javascript
:: CGI
:: Cold Fusion
 
menu serviços
 
:: Geradores online
:: Indique o site
:: Usuários online
:: Contador
 
menu sites destaque
 
:: Indique seu site
:: Sites destaque
 
menu artigos
 
:: Web Marketing
:: Web acessibilidade
 
 
 

· Artigos » Acessibilidade

 

Webacessibilidade. Que bicho é esse?  English Version

Por:
Publicado em: 05.01.2005
Visualizações: 9724


rec6 Linkto delicious google yahoo live Twiter

O ato de navegar na internet hoje em dia é tão natural, que dificilmente imaginamos o quão difícil pode ser esse ato para alguém. Mas quer ver como tudo pode ficar complicado? Tente navegar na internet sem mouse, usando apenas o teclado. Ou ao contrário, usando apenas o mouse. Alguns sites se tornarão inacessíveis para você.

Mais complicado ainda é navegar na internet sem o monitor, usando apenas um aparelho que irá decodificar tudo o que se passa na tela, transformando em som ou em caracteres em Braille. Mas, novamente, muitos sites, ouso dizer, a maioria deles, ficará inacessível também.

Acessibilidade não é apenas um conceito destituído de fundamento. Segundo dados do IBGE - Censo 2000, 14,5% da população brasileira são deficientes, que além de necessidades especiais, consomem bens comuns a toda população, incluindo ai, a navegação da internet.

O problema é que pouquíssimas páginas são confeccionadas com essa preocupação e com isso, o acesso à internet para essas pessoas transforma-se em uma tarefa deveras tortuosa.

O mito da internet ser um território democrático cai por terra ao entrarmos em um site que não possui uma comunicação com o DOSVOX (programa que "lê" o que há na tela do computador, reproduzindo esse conteúdo, através da "fala" ), ou que não permita uma navegação sem o mouse ou teclado.

A verdade é que a Web, com raras exceções, não está preparada para pessoas que possuem necessidades especiais. Não por má fé, ou preconceito, mas por desconhecer o assunto. Em uma pesquisa rápida vemos que a quantidade de páginas que falam sobre o tema é bem pequena e restritas a entidades e ONGs especializadas no mesmo.

Mas, a culpa é de quem? Simples seria culpar o webdesigner que desenvolveu a página. Simples e errado, por que a culpa não é dele. Mas de toda uma estrutura social que despreza ou desconhece essa parcela da população.

Para termos uma prova disso, basta olharmos os currículos e os planos de aulas dos cursos e universidades de webdesigner, não existe a matéria webacessibilidade, na verdade, até a palavra é um neologismo, já que também não existe.

A conclusão óbvia é que teremos a formação de profissionais que irão desenvolver páginas para web, já predispostas à exclusão desse considerável setor.

E não podemos nem justificar dizendo que é uma discussão nova, por que em 1999 a W3C entidade responsável pela confecção de diretrizes na internet (designer, conteúdo, etc), elaborou uma diretriz com o objetivo de normalizar e instruir webdesigners e afins sobre como construir páginas acessíveis. Você pode ler esse documento na íntegra e em português aqui.

A publicação desse documento e o crescente esforço que algumas entidades nacionais e internacionais de colocar em pauta a acessibilidade, tem rendido alguns frutos, mas ainda muito aquém da realidade necessária.


Patricia Daltro é Escritora e Webdesigner. Trabalhou como Instrutora de Informática na SOS Computadores e Búfalo Informática. Especializada em webacessibilidade, atualmente é responsável pelo designer e manutenção do site do Instituto Muito Especial.



Versão para impressão  Twitter

 

  Comentários:

· Doufer  Postado em: 01.06.2007
webacessibilidade ou WEB acessibilidade?



Nome: Digite seu nome.Digite seu nome.
Email: Campo Obrigatório. Formato Inválido.
Comentário:   Campo Obrigatório.Digite ao menos 8 caracteres.Até 100 caracteres.
   

   rss

 
hospedagem Host Brasil
Dreamweaver
Fireworks
Flash
SwishMax
Corel Draw
Photoshop
Photoshop
PHP
Asp/.Net
Web Marketing
publicidade
   

 

rodape rss Siga-me no Twitter