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· Artigos » Web Marketing

 

O que fazer no primeiro contato com o cliente?  English Version

Por: Marcelo Britto
Publicado em: 14.02.2006
Visualizações: 20818


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Tenho conversado com alguns designers que se mostram ansiosos e preocupados sobre o que falar e como agir na frente do cliente. Esta é uma pergunta que não possui uma resposta única e precisa: cada caso é um caso.

A primeira coisa que precisamos analisar é o tamanho do cliente: empresa de pequeno, médio ou grande porte, ONG, governo, profissional liberal, pessoa física, etc. Outro fator de extrema importância é o cargo e o grau de influência exercidos pela pessoa que vai nos atender: secretária, assistente, gerente, diretor, proprietário, etc. Além disso, pode acontecer de termos algum tipo de relacionamento com a pessoa em questão: ela pode ter sido indicada por um cliente, ser um amigo, ser um conhecido, etc.


Analisadas cada uma das situações, nosso papel será o de identificar qual a necessidade atual do cliente.



Atenção: nunca leve um "layout pronto" sem que o cliente tenha solicitado!



Muitas vezes o cliente quer apenas incluir novos serviços e, se você chegar com uma sugestão de layout, ao invés de mostrar agilidade, poderá transimitr afobação e ansiedade.


O que falar?

Partimos do princípio de que, se você conseguiu agendar uma reunião com o cliente, é porque algum interesse no seu trabalho ele tem. Procure fazer perguntas objetivas sobre a empresa e sobre o site. Evite discursos longos e cheios de termos técnicos. Deixe o cliente falar, pois é com as informações dele que você poderá elaborar um projeto.


Quanto custa?

Muitos colegas designers têm um ataque cardíaco nesta hora: começam a gaguejar e inventam qualquer coisa. Se o cliente perguntou, é porque ele está interessadíssimo no trabalho e cabe somente a você convencê-lo de fechar o negócio. Uma boa saída é responder com uma outra pergunta: "O senhor quer saber o quanto custa ou o quanto vale?". Dê o seu preço e não tenha medo de cobrar bem: valorize o seu trabalho.



No próximo artigo, vamos abordar um outro tema de vital importância: Quanto cobrar por um site?



Um abraço e até a próxima!



Contatos e troca de idéias:


contato@marcelobritto.com.br


Marcelo Britto é designer, consultor em projetos de internet, especialista em marketing digital, instrutor de webdesign e ministra treinamentos e palestras sobre webmarketing.
.



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  Comentários:

· Rodrigo Mendonça  Postado em: 08.05.2006


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